Pular para o conteúdo principal

Jabutis em extinção no Congresso
Autor(es): Adriana Caitano
Correio Braziliense - 16/06/2012




Planalto aproveita as últimas medidas provisórias que tramitam sob antigo regime para enchê-las de emendas

A obrigatoriedade de medidas provisórias a serem aprovadas por uma comissão mista especial antes de seguirem para os plenários da Câmara e do Senado foi definida em março pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas ainda gera atritos entre o governo federal e o Congresso. O novo rito — que nada mais é do que o cumprimento do artigo 62 da Constituição — inibe a inclusão de emendas de última hora e torna mais demorada a tramitação das MPs. De um lado, o Legislativo decidiu seguir a Constituição à risca para evitar os sucessivos trancamentos da pauta. Já o Executivo aproveita as medidas provisórias que ainda tramitam nas Casas sob o regime antigo para enchê-las de emendas, também chamadas de penduricalhos e jabutis.

Foi assim com a MP 556, que tratava apenas do plano de seguridade do servidor público e da ampliação da estrutura portuária. Nela, foram acrescentados o aumento do teto da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) cobrada sobre combustíveis, a inclusão das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Regime Diferenciado de Contratações (RDC) e a isenção do Imposto de Renda sobre a Participação nos Lucros e Rendimentos (PLR) das empresas. Com tantos penduricalhos, não houve acordo para a votação do texto e a MP acabou perdendo a validade.

O governo, porém, não desistiu, e incluiu em outra medida provisória alguns dos assuntos rejeitados na MP 556. Foi aprovada na última terça-feira a MP 559, que originalmente tinha apenas três artigos autorizando a Eletrobras a adquirir o controle acionário da Companhia Energética de Goiás (Celg). A pedido do Planalto, o relator, Pedro Uczai (PT-SC), transformou a medida em um texto de 17 páginas e 37 artigos. Foram infiltrados itens como o RDC para o PAC e a renegociação da dívida de universidades brasileiras com o governo federal — criando mais de 500 mil bolsas de estudo. Aprovada em plenário, essa MP foi uma das últimas a tramitar sob o antigo regime.

Por enquanto, nenhuma MP foi aprovada nos moldes definidos pelo STF. Em março, época do julgamento, havia 10 tramitando, que não seriam incluídas na determinação. Desde o julgamento no Supremo, 13 foram enviadas pelo governo e já tramitam em comissões mistas.

Hábito
Quando o novo rito das medidas provisórias foi definido, alguns ministros do Supremo mencionaram justamente o velho hábito do Executivo e do Legislativo de rechear as MPs com emendas e artigos sobre assuntos completamente distintos de seu mérito original. A crítica mais incisiva foi da ministra Cármem Lúcia: "Temos uma confusão de interesses que nada tem a ver com o objetivo da medida provisória nem da constituição legislativa. Lá em Minas, a gente chama de lei Frankenstein, que é a lei que tem de tudo dentro".

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), questiona a legalidade da inserção de temas adversos em uma MP. "Há uma lei aprovada pelo próprio Congresso que inibe essa prática, mas nem o parlamento se dá ao respeito, o que possibilita esse tipo de promiscuidade", reclama. Freire refere-se à Lei Complementar n° 95, a qual determina que "cada lei tratará de um único objeto" e que nela "não conterá matéria estranha a seu objeto ou a este não vinculada por afinidade, pertinência ou conexão".

O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), reconhece que o governo envia acréscimos a textos em tramitação para garantir que assuntos urgentes sejam apreciados mais rapidamente. "Às vezes, há uma demora exagerada no parlamento, e é preciso ver o que é útil para o país. Por isso, surgem textos novos sobre temas que não caminharam no Congresso", alega. Ele argumenta, porém, que não é só o governo que inclui emendas nas MPs. "Você pode ter certeza de que os relatores de qualquer partido são pródigos em tentar colocar matérias que consideram importante para atender a pleitos de seus estados", rebate.

"Temos uma confusão de interesses que nada tem a ver com o objetivo da medida provisória  nem da constituição legislativa. Lá em Minas, a gente chama de lei Frankenstein, que é a lei que tem de tudo dentro"
Cármem Lúcia, ministra do STF

13
MPs enviadas ao Congresso desde março

Para saber mais

Pauta trancada
Em 7 de março, o STF considerou inconstitucional a lei que havia criado, por meio de medida provisória, o Instituto Chico Mendes (ICMBio), em 2007. No entendimento da maioria dos ministros, a MP deveria ter passado por uma comissão mista de deputados e senadores antes de ser apreciada separadamente pelo plenário de cada uma das Casas, como prevê o artigo 62 da Constituição. Apesar de o rito ser obrigatório, as medidas que chegavam ao Congresso eram analisadas, geralmente, apenas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, em seguida, votadas no plenário.

As MPs entram em vigor na data da publicação e têm 60 dias de validade, prorrogáveis por mais 60. Antes disso, precisam ser aprovadas pela Câmara e pelo Senado para serem mantidas — se não forem votadas em 45 dias, trancam a pauta. Na última quinta, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), anunciou que vai adotar o entendimento de que, com a determinação do STF, uma MP só vai impedir votações comuns no plenário depois de ser aprovada na comissão especial. Segundo Maia, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), vai seguir a mesma interpretação.

Com essa determinação, Maia e Sarney resolverão um problema antigo do Congresso. Muitas matérias ficam meses na pauta à espera de uma janela entre as MPs prestes a vencer. Por conta disso, desde o início do ano, não houve sequer uma votação de projeto em sessão ordinária da Câmara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LICITAÇÃO E A PRESENÇA DE APENAS UM LICITANTE

LICITAÇÃO E A PRESENÇA DE APENAS UM LICITANTE Sumário: 1 Introdução. 2 Ausência de imposição legal de um número mínimo de licitantes nas normas gerais de licitação. 3 A presença de apenas um licitante no certame e a responsabilização do agente público. 4 Do pacífico entendimento doutrinário e dos egrégios Tribunais de Contas. 5 Da presença de um licitante na licitação processada pela modalidade convite. 6 Momento da verificação da presença de um licitante. 6.1 Sessão pública de abertura da licitação. 6.2 Habilitação. 6.3 Julgamento das propostas. 7 Aplicação do art. 48, § 3º, da Lei de Licitações na fase de habilitação e de julgamento das propostas quando for verificado apenas um licitante. 8 A divergência de entendimento no Superior Tribunal de Justiça. 9 A legalidade do avanço da licitação quando for verificado apenas um proponente e o afastamento da revogação da licitação. 10 Considerações finais. 11 Referências bibliográficas. 1- Introdução No transcorrer de u

Orientação Normativa/AGU nº 4, de 01.04.2009

Orientação Normativa/AGU nº 4, de 01.04.2009 Orientação Normativa/AGU nº 4, de 01.04.2009 - “A despesa sem cobertura contratual deverá ser objeto de reconhecimento da obrigação de indenizar nos termos do art. 59, parágrafo único, da Lei nº 8.666, de 1993, sem prejuízo da apuração da responsabilidade de quem lhe der causa”.  1 Tal orientação vem determinar à Administração Pública federal, quando verificar que um contrato encontra-se inválido, ante a flagrante descobertura contratual válida, que implemente o competente pagamento, a título de indenização, nos termos do art. 59, parágrafo único do Estatuto federal Licitatório 2  o qual será apurado por meio de competente processo de ajuste de contas ou justificação de despesas, sem prejuízo da apuração da responsabilidade de quem lhe der causa. Nesse sentido, uma despesa realizada sem a devida cobertura contratual, como por exemplo, a realização de serviços extraordinários, não constantes do escopo inicial do ajuste, acrésc

Orientação Normativa/AGU nº 2, de 01.04.2009 - “Os instrumentos dos contratos, convênios e demais ajustes, bem como os respectivos aditivos, devem integrar um único processo administrativo, devidamente autuado em seqüência cronológica, numerado, rubricado, contendo cada volume os respectivos termos de abertura e encerramento”. 1 *

Orientação Normativa/AGU nº 2, de 01.04.2009 - “Os instrumentos dos contratos, convênios e demais ajustes, bem como os respectivos aditivos, devem integrar um único processo administrativo, devidamente autuado em seqüência cronológica, numerado, rubricado, contendo cada volume os respectivos termos de abertura e encerramento”.  1   *  Ressalte-se que tal determinação vem disciplinar o desenvolvimento sadio de processos administrativos relacionado à execução de contratos celebrados pela Administração Pública. O objetivo é otimizar o desempenho na gestão de processos, afastar fragilidades ou violações (como, por exemplo, retirada de folhas do processo) facilitando, ainda, a realização de atos de controle, exercidos pelos órgãos competentes. Assim, expedientes, por exemplo, como o da prorrogação, alteração do objeto, aplicação de penalidades, ocorridos durante a execução de um contrato, devem integrar um único processo administrativo, o qual deverá estar devidamente autuado 2