Pular para o conteúdo principal

Compras governamentais. Um mercado de R$ 320 bilhões

Judiciário sustentável

MANOEL ALBERTO REBÊLO

AConstituição de 1988 e a legislação que se lhe seguiu vêm estabelecendo compromissos da sociedade e do Estado com a sustentabilidade, ou seja, com o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

As mais recentes inovações legislativas, desdobrando as incumbências que o art. 225, § 1o-, da Carta Fundamental assina aos poderes públicos, deixam claro que a estes cabe papel essencial no cumprimento desses compromissos, na medida em que é o Estado um dos maiores, senão o maior, dos contratantes permanentes de produtos, serviços e obras.

Estudo de agência da ONU estimou em 16% do PIB o peso de todos os contratos celebrados por órgãos e entidades estatais na economia dos países. Sabendo- se que o PIB brasileiro aproximase dos dois trilhões de reais, o total das contratações formalizadas por órgãos e entidades de todas as esferas da administração pública brasileira (poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios), incluindo a direta (órgãos subordinados) e a indireta (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista), gira em torno de 320 bilhões de reais ao ano.

Na especificação desses produtos, serviços e obras, o Estado deve dar o exemplo e somente contratar aqueles que atendam aos requisitos da sustentabilidade. Em suas atividades cotidianas, também se espera que os serviços públicos se harmonizem com as exigências ambientais, assegurando aos usuários e servidores ambientes de trabalho adequados e sustentáveis.

Cada estrutura de poder constituído deve contar com unidades que se especializem na proposição e na gestão de medidas de desenvolvimento sustentável, seja qual for a sua atividade fim.

O Judiciário fluminense introduziu em sua estrutura organizacional duas unidades voltadas para a sustentabilidade: uma Comissão de Política de Gestão Ambiental e uma Divisão de Gestão Ambiental. A Comissão formula propostas e a Divisão acompanha a gestão de projetos comprometidos com o desenvolvimento sustentável em todos os setores do Judiciário fluminense.

Foram estabelecidas parcerias institucionais com a finalidade de implementar as ações estratégicas previstas, entre outras, a capacitação e educação continuada de servidores e a redução do consumo energético (38% do consumo em iluminação e 11% em refrigeração).

O desafio é o de implantar a gestão ambiental em todas as cerca de 1.500 unidades do Judiciário fluminense, que recebe, a cada ano, mais de um milhão de novos processos e julga outro tanto.

Os projetos básicos de edificação de novos fóruns, bem como os projetos de atualização e reforma dos fóruns existentes, passam a conter itens obrigatórios relativos a cobertura verde, vidros de alta eficiência, telas de sombreamento, ar-condicionado central com distribuição setorizada, utilização de luminárias de alta eficiência, valorização da iluminação natural, canteiro de obras com baixo impacto e controle de resíduos, uso de tintas à base de água, utilização de piso permeável, local para separação de resíduos, elevadores inteligentes, reservatório para água de reuso, placas solares para aquecimento da água, bacias sanitárias com válvula de duplo fluxo, torneiras com temporizador de vazão, materiais de acabamento com baixa volatilidade, uso de madeira certificada e bicicletário.

Encontram-se em elaboração: (a) minutas de editais e contratos, com cláusulas e condições padronizadas de acordo com os requisitos do desenvolvimento sustentável; (b) plano de gerenciamento de resíduos sólidos, com diretrizes e detalhamento das medidas disciplinadoras da destinação dos resíduos decorrentes das atividades dos serviços administrativos e judiciários (como, por exemplo, pilhas, baterias, lâmpadas e pneus).

O compromisso com a sustentabilidade não mais traduz apenas uma diretriz politicamente correta, mas, também, um comando da ordem jurídica para todos os gestores públicos, de aplicação imperativa e geradora de responsabilidades em caso de descumprimento.

MANOEL ALBERTO REBÊLO é presidente
do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Qua, 09 de Novembro de 2011.
07:24:00.
O GLOBO | OPINIÃO
JUDICIÁRIO | TRIBUNAIS DE JUSTIÇA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LICITAÇÃO E A PRESENÇA DE APENAS UM LICITANTE

LICITAÇÃO E A PRESENÇA DE APENAS UM LICITANTE Sumário: 1 Introdução. 2 Ausência de imposição legal de um número mínimo de licitantes nas normas gerais de licitação. 3 A presença de apenas um licitante no certame e a responsabilização do agente público. 4 Do pacífico entendimento doutrinário e dos egrégios Tribunais de Contas. 5 Da presença de um licitante na licitação processada pela modalidade convite. 6 Momento da verificação da presença de um licitante. 6.1 Sessão pública de abertura da licitação. 6.2 Habilitação. 6.3 Julgamento das propostas. 7 Aplicação do art. 48, § 3º, da Lei de Licitações na fase de habilitação e de julgamento das propostas quando for verificado apenas um licitante. 8 A divergência de entendimento no Superior Tribunal de Justiça. 9 A legalidade do avanço da licitação quando for verificado apenas um proponente e o afastamento da revogação da licitação. 10 Considerações finais. 11 Referências bibliográficas. 1- Introdução No transcorrer de u

Orientação Normativa/AGU nº 4, de 01.04.2009

Orientação Normativa/AGU nº 4, de 01.04.2009 Orientação Normativa/AGU nº 4, de 01.04.2009 - “A despesa sem cobertura contratual deverá ser objeto de reconhecimento da obrigação de indenizar nos termos do art. 59, parágrafo único, da Lei nº 8.666, de 1993, sem prejuízo da apuração da responsabilidade de quem lhe der causa”.  1 Tal orientação vem determinar à Administração Pública federal, quando verificar que um contrato encontra-se inválido, ante a flagrante descobertura contratual válida, que implemente o competente pagamento, a título de indenização, nos termos do art. 59, parágrafo único do Estatuto federal Licitatório 2  o qual será apurado por meio de competente processo de ajuste de contas ou justificação de despesas, sem prejuízo da apuração da responsabilidade de quem lhe der causa. Nesse sentido, uma despesa realizada sem a devida cobertura contratual, como por exemplo, a realização de serviços extraordinários, não constantes do escopo inicial do ajuste, acrésc

Orientação Normativa/AGU nº 2, de 01.04.2009 - “Os instrumentos dos contratos, convênios e demais ajustes, bem como os respectivos aditivos, devem integrar um único processo administrativo, devidamente autuado em seqüência cronológica, numerado, rubricado, contendo cada volume os respectivos termos de abertura e encerramento”. 1 *

Orientação Normativa/AGU nº 2, de 01.04.2009 - “Os instrumentos dos contratos, convênios e demais ajustes, bem como os respectivos aditivos, devem integrar um único processo administrativo, devidamente autuado em seqüência cronológica, numerado, rubricado, contendo cada volume os respectivos termos de abertura e encerramento”.  1   *  Ressalte-se que tal determinação vem disciplinar o desenvolvimento sadio de processos administrativos relacionado à execução de contratos celebrados pela Administração Pública. O objetivo é otimizar o desempenho na gestão de processos, afastar fragilidades ou violações (como, por exemplo, retirada de folhas do processo) facilitando, ainda, a realização de atos de controle, exercidos pelos órgãos competentes. Assim, expedientes, por exemplo, como o da prorrogação, alteração do objeto, aplicação de penalidades, ocorridos durante a execução de um contrato, devem integrar um único processo administrativo, o qual deverá estar devidamente autuado 2